segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

A Taça Guanabara não vale nada!!!

Equivalente ao primeiro turno do campeonato carioca a conquista da Taça Guanabara não passa de um título simbólico, segundo muitos.

Mas o que é a Taça Guanabara?

Disputada desde 1965, dava ao campeão e ao vice (qualquer vice, não exatamente o vasco), o direito de disputar a taça Brasil.

Houve ano em que foi diputada como campeonato independente.

Com a mudança da fórmula de disputa do campeonato carioca (dois turnos, semifinal e final - melhor e mais emocionante forma de se disputar um campeonato, copiada, inclusive, por outros estados), a Taça Guanabara vale agora como o primeiro turno do campeonato carioca.

A Taça Guanabara foi, acertadamente, mantida no calendário do Rio. Porém, é mais que um simples turno. É, sim, um campeonato dentro de outro. Não é um título inventado, simbólico. Ela é mais tradicional que o próprio campeonato que a compreende.

Contudo, muitos, por despeito, e outros tantos, por ignorância, tentam desmerecer o valor dessa conquista.

Lembrei-me agora de quando houve o plebiscito para a escolha do sistema de governo no Brasil (monarquia, república ou parlamentarismo). O Jô fez uma brincadeira dizendo que podíamos matar os americanos de inveja, pois eles morrem de vontade de ter uma família real, mas não tem; e nós, brasileiros, temos.

O que tem a ver?!

Morram de inveja, paulistas, gaúchos, mineiros e companhia! Mesmo que vocês copiem a fórmula do campeonato carioca, um turno aí NUNCA terá valor de campeonato. Já no carioca (e só nele), o turno é legitimamente um campeonato.

Eles não estão de todo errados. A Taça Guanabara não vale nada... pra quem perde!
Geovani.

Nenhum comentário:

Postar um comentário